Associação do Audiovisual

Em 2020, em sua 15ª edição, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo faz sua primeira edição online e, assim, passa a disponibilizar sua programação a todo o território brasileiro, via plataformas digitais, podendo ser acessado via computadores, tablets, aparelhos de celular e Smart TVs.

Permanecem suas características fundamentais: apresentar as tendências atuais da cinematografia da América Latina e do Caribe, revelar os novos talentos dessa produção e discutir seus caminhos futuros.

Como faz desde sua edição inaugural, em 2006, é amplo o panorama apresentado: a programação deste ano reúne títulos oriundos de 15 diferentes países da região, um feito, especialmente em um ano de tantas dificuldades decorrentes da pandemia da covid-19 e da retração do apoio à cultura no Brasil.

São exibidos filmes contemporâneos recentes, um foco especial para filmes da América Central e uma retrospectiva com longas-metragens cujos projetos estiveram nos dez primeiros anos do laboratório BrLab (iniciativa nascida no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo). Também estão agendados encontros, debates e master class, fundamentais para a reflexão sobre a criação de imagens em movimento no subcontinente.

A realização do festival, de responsabilidade da Associação do Audiovisual, só é possível graças a fiéis parcerias com a Spcine (empresa patrocinadora), o Sesc São Paulo (entidade correalizadora) e o Instituto CPFL. Também é fundamental o apoio dos consulados sediados em São Paulo dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai. Assim como a parceria com as plataformas digitais de streaming Looke, Sesc Digital e Spcine Play.

Com um total de 50 eventos realizados desde sua criação, em 2005, a Associação do Audiovisual cumpre assim sua missão: promover o desenvolvimento da cultura, da defesa e da conservação do patrimônio histórico e artístico da linguagem audiovisual, estimular a formação de público e fomentar a circulação de bens culturais.

Associação do Audiovisual