Porto Escondido

Gabriela Paz Ybarnegaray | Documental, cor, 76 min, 2020, Bolívia
CONTEMPORÂNEOS | Classificação: Livre

Em 1879, a Bolívia perdeu seu acesso ao mar em uma guerra. “Quando eu era criança, não entendia como havíamos perdido o mar, pensava que os chilenos tinham levado em baldes e que, no final, tinha lhes dado cansaço e deixaram um pedaço, o lago Titicaca”. Trata-se de um itinerário de viagem pelas paisagens interiores, mitos, personagens e contradições, em um país que todo dia se lembra dessa perda.

Gabriela Paz Ybarnegaray é cineasta documental. Estudou direção de cinema na Universidade Católica Boliviana e cursou o mestrado em cinema documental no Instituto de Comunicação e Imagen da Universidade do Chile. Dirigiu vários curta-metragens e, em 2012, o filme La Bala no Mata. Trabalha em cinema e educação em projetos de desenhos acadêmicos para escolas e faculdades de cinema na Bolívia. Professora de cinema documental na Universidade de San Simón e na Escola Andina de Cinematografia.

Empresa Produtora: Las Antonias – Tonina Sur Films
Empresa Distribuidora: Tonina Sur Films
Direção: Gabriela Paz Ybarnegaray
Produção: Magdalena Ponce, Alejandra Rosas, Catalina Razzini
Roteiro: Paz Ybarnegaray
Direção de Fotografia: Gabriela Paz, Miguel Hilari, Romee Nahin, José Arispe, Pablo Terrazas
Som Direto: Gabriela Paz
Direção de Arte: n/a
Figurino: n/a
Montagem: Denisse Arancibia, Gabriela Paz
Trilha Sonora: n/a
Finalização de Som: José Antonio Villegas
Elenco: Kinder Macario Pinilla (La Paz – Bolivia),
Kinder Juancito Pinto, Kinder Macario Pinilla (La Paz – Bolivia), Unidad Educativa Nacional de Patacamaya; Comité Cívico departamental de La Paz; José Antonio Halcón Carata, Ivan Siakara, Carlos Guillén, Gregorio Choque, Eduardo Almaraz de la Reza, Gaby de la Reza, Armando Gaspar, Clara Paz, Familia Paz Ybarnegaray.

14 de dezembro | 19:00

Spcine Roberto Santos

DISPONÍVEL ON-LINE

de 17/12/2021
até 12/03/2022

Spcine Play
Scroll to top